sexta-feira, 17 de outubro de 2014

#SheforShe

Bom dia Affaires,

Na semana passada, Jessica Athayde mostrou-se incomodada com as conversas que se geraram em torno do seu corpo no desfile da Moda Lisboa. A convite da Cia Maritíma, Jessica esteve na passerelle e debaixo de vários olhares e comentários. A verdade é que se torna imperceptivel como a mulher pode ser má uma para a outra. Admito que o mundo da moda sempre me fez alguma confusão no que toca aqueles clichés das modelos 'não comer até tirar a fotografia'; 'não comer enquanto não acabar o desfile'. Mas é neste sentido que defendo o que a actriz disse, e além disso acredito que neste momento as coisas já estão a mudar, as modelos já são incentivadas a comer e não a sofrer de vários problemas de saúde como anorexia e bulimia.

Sejam mais mulheres, mais defensoras, não vamos agora na época em que estamos acabar com todas as conquistas e feitos que as mulheres conseguiram todas juntas. Os direitos das mulheres tem de ser igualizados aos dos homens e estas deviam se preocupar mais com aquilo que devem alcançar do que com o corpo alheio.

#SheforShe

Kiss and Love
Carla


«Mulheres que são filhas, mulheres que são mães, mulheres que ainda não perceberam que cada vez que cedem à tentação de atacar outra mulher com base nas suas características físicas, estão a enfraquecer a condição feminina, em vez de lhe dar força.
Estão a cultivar as inseguranças, as desordens alimentares, a escravidão da imagem.
Sou uma mulher segura, pelo menos trabalho nesse sentido. Se este incidente fosse só sobre mim, posso garantir-vos que pouca importância lhe daria.
Mas questiono-me sobre a quantidade de mulheres menos seguras, de todas as idades, mais ou menos felizes, magras, gordas, altas, baixas sofrem este tipo de perseguição no seu dia-a-dia. Mulheres que ao contrário de mim, não têm uma voz que se faça ouvir… Para alguma coisa tem de servir o facto de ser figura pública. Que seja então para dar voz a um grito que sei ser de muitas que me estão a ler neste momento: CHEGA!
Cada mulher é um mundo muito para além do corpo que a recebe. Apoiem -se. Defendam -se. Não permitam olhares redutores sobre aquilo que somos.
A dignidade da condição feminina passa também pelas mulheres perceberem que têm se unir nessa procura e nessa luta.
Queremos um mundo com mulheres felizes, inteligentes, pró-activas, inovadoras, solidárias e que façam a diferença.
Temos de estar juntas nesse objectivo.
Há pouco tempo perguntaram-me numa entrevista quem é que eu admirava, foi fácil responder. Emma watson, 22 anos, penso eu.
Emma Watson (actriz como eu) no seu primeiro discurso como Embaixadora das Nações Unidas para a Boa Vontade, inspirou o mundo lançando a campanha ONU #HeForShe, que fala sobre a liberdade e a igualdade entre os sexos.
Fala sobre a importância dos homens apoiarem as mulheres neste caminho.
Eu acrescento e peço em Portugal que abracemos também o #SheForShe» - Jessica Athayde

Sem comentários:

Enviar um comentário